Ferramentas de análise de aspectos sociais no processo de planejamento

CLEA PRIETO
Topic AccessibilityInclusionProcessesPublic TransportPrivate TransportShared MobilityDevelopmentPolicy DocumentGuideline

Overvisão geral

  • > forte>Local: Gothenburg, Suécia, Escandinávia
  • Ano: 
  • >forte>Iniciador: A cidade de Gothenburg

Goal

A ferramenta de Avaliação de Impacto Social (SKA) visa reforçar o trabalho sobre aspectos sociais (por exemplo, igualdade de género, direitos das crianças’s, equidade, antidiscriminação) no planeamento dos transportes na cidade sueca de Gotemburgo.

Medida

Processos de desenvolvimento e actualização da ferramenta e de realização das análises estão em curso. O trabalho envolve novas formas de colaboração e processos de aprendizagem comuns. Os seguintes temas e questões são desenvolvidos para orientar a avaliação:

  • >Cidade cola: As cidades são frequentemente segregadas. Como podem ser fortalecidos os relacionamentos e vínculos a fim de superar barreiras físicas, mentais e sociais?
  • >Interacção: Encontros e interação são importantes em uma cidade para fortalecer a confiança e o capital social entre os cidadãos. Uma área urbana povoada com ruas unificadoras e espaços e lugares bem definidos fornece uma estrutura que cria oportunidades para isso.
  • <Vida quotidiana: Uma perspectiva da vida quotidiana significa que as rotinas e actividades diárias das pessoas’s são tidas em conta no planeamento de forma a permitir áreas locais robustas, acessíveis e habitáveis.
  • >Identidade: O sentido de pertencer a uma área que você tem está associado com o caráter físico da área. Mas igualmente importante na formação de uma área’s identidade, é a compreensão individual e coletiva da segurança, continuidade, participação e oportunidades do lugar.

Outcome

Uma matriz de aspectos sociais e áreas geográficas foi construída para estruturar a avaliação:
http://transportgenderobservatory.eu/wp-content/uploads/2020/06/Table-post.png

>forte>Fontes:

[1] Ferramenta de análise de impacto social (SIA) da cidade de Gothenburg&rsquo.
https://goteborg.se/wps/wcm/connect/8439c0bc-9996-44a8-88ca-cbf89a197b1a/OPA_R_sartryck_SKA_WUF.pdf?MOD=AJPERES>>br />
 

>forte>Entrevista com Malin Sunnemar

> forte>Cidade de Gothenburg líder do projeto “sustentabilidade social”

>forte>Por que você tem tido sucesso na área de gênero e transporte?

A resposta é que não temos tanto sucesso em termos de género e de transporte. Ou não sabemos se somos tão bem sucedidos. O nosso método para a SIA visa reunir e ter em conta perspectivas sob a forma de diferentes pessoas’s necessidades e condições. No entanto, o método não obriga a análise a descrever grupos específicos como mulheres e homens, idosos, pessoas com deficiência, etc. Isto significa que quais / cujas perspectivas são levantadas depende muito de quem realiza a análise e o que eles escolhem destacar.

No entanto, o nosso método para a AIS aborda questões relacionadas com o género. Por exemplo, como o ambiente urbano pode ajudar as pessoas a fazer com que a vida cotidiana funcione ou o aspecto da segurança, que são questões difíceis de isolar de uma discussão ligada ao gênero.

> forte> Quais foram os principais desafios na implementação dos resultados das avaliações de impacto social?>/p>

Desejo levantar dois desafios:

  1. Para ver que os aspectos sociais são algo que deve ser incluído em todo o processo de desenvolvimento urbano. Até certo ponto, ainda estamos lutando com uma imagem de que uma SIA equivale a um inventário de qualidades e necessidades de um local/área compilado em um relatório. A SIA não é um passo ou relatório, mas um processo que começa com um inventário seguido de metas e medidas.
  2. Que todos vejam a sua responsabilidade.> Há muitas administrações e actores envolvidos no desenvolvimento de uma nova área em Gotemburgo. Para alcançar os objetivos, todos os atores precisam ver sua responsabilidade e contribuir para o desenvolvimento.

>forte>Que outras actividades nesta área seriam desejáveis no futuro?

SIA funciona relativamente bem no processo para um plano de desenvolvimento detalhado, mas não há rotinas formais para como as conclusões são passadas para a fase de construção. Por isso, produzimos uma proposta de método de trabalho com um plano de ação para preencher a lacuna entre o plano e a implementação.

O plano de ação é um documento orientador e interativo que acompanha o processo de planejamento com o objetivo de traduzir os objetivos na SIA em ações concretas que esclareçam o que é necessário durante a fase de implementação e construção.

>forte>Você tem alguma recomendação para os seus colegas europeus?>/p>

Os aspectos sociais precisam acompanhar todo o processo de desenvolvimento urbano a fim de ter um impacto desejado. E apontar responsabilidades. Diferentes atores carregam diferentes chaves para a solução.

 

Available translations

Give us your opinion

Evaluating the contribution

Comments
Add a comment
The TInnGO project has received funding from the European Union’s Horizon 2020 research and innovation programme under grant agreement no 824349.
Copyright © 2019 TInnGO. Designed and Developed by LGI