Initiatives
Avaliação do impacto social no planeamento dos transportes
CLEA PRIETO
Overvisão geral
- >forte>Local: Kronoberg, Sudeste da Suécia, Escandinávia
- >forte>Ano: 2018
- >forte>Iniciador: A autoridade da região de Kronoberg
Goal
A região de Kronoberg na Suécia está se esforçando para garantir que as necessidades dos usuários em diferentes situações de vida sejam consideradas no planejamento de transporte regional.
Medida
A autoridade da região de Kronoberg fornece uma diretriz e ferramentas para uso no planejamento, implementação e monitoramento do planejamento de transporte regional. O documento descreve o que pode ser a sustentabilidade social no sector dos transportes, com que objectivos os actores regionais devem relacionar-se quando se trata de aspectos sociais e que desafios especiais existem em Kronoberg ligados ao sector dos transportes [1].
Por exemplo, diferentes perspectivas são destacadas nas diretrizes:
- >em>Perspectivas individuais: descreve quem pode ser afetado por uma intervenção/projeto. Por exemplo, os indivíduos têm diferentes pré-condições para serem móveis que se ligam à idade, sexo, capacidade, relações familiares e mais.
- >em>Perspectiva geográfica: descreve quais as geografias que são afectadas por uma intervenção/projecto. Por exemplo, zonas urbanas, que partes da zona urbana, zonas rurais, que tipo de zonas rurais. O sistema de transporte afecta os vários grupos’ pré-requisitos para satisfazer as suas necessidades de transporte, dependendo do local onde uma pessoa vive, trabalha ou tem os seus tempos livres.
- >Mobilidade perspectiva: descreve quais os meios de transporte que beneficiam de um projecto. Isto é relevante porque diferentes grupos têm diferentes condições e preferências para usar diferentes meios de transporte. Ao incluir esta perspectiva, podem ser tiradas conclusões sobre os meios de transporte e que grupos se beneficiam da intervenção/projecto.
Outcome
Perspectivas sociais no planeamento do transporte lidam com o mapeamento e análise [2]:
- Grupos diferentes’ necessidade de infra-estrutura, transporte público e pontos-alvo
- Acessibilidade por vários grupos à infra-estrutura, transporte público e pontos-alvo
- Consequências para diferentes grupos de decisões relacionadas com o planeamento do transporte
- Grupos diferentes’ capacidade de participar em processos de planeamento ligados ao planeamento do transporte
- Facilitar reuniões entre as pessoas e apoiar a vida activa.
>forte>Fontes:
[1] Avaliação de Impacto Social: ferramentas para incluir aspectos sociais.
http://www.regionkronoberg.se/contentassets/82e2a25c02d440d6bc0580a7cd8a104d/ska-i-regional-transportplanering.pdf
[2] Ferramentas para utilização no planeamento, implementação e monitorização do planeamento do transporte regional. http://www.regionkronoberg.se/contentassets/82e2a25c02d440d6bc0580a7cd8a104d/dokumentation-av-ska.pdf
[3] Kronoberg Region website.
http://www.regionkronoberg.se/om-webbplatsen/snabblankar/other-languages/