Ideas Lab
Cadeira de Rodas Acessível no Transporte Público
HASHIR SALEEM
Apesar do grande número de utilizadores, com grandes variações nas necessidades de comunicação ou acessibilidade, o transporte público ainda tem margem para melhorar a Experiência do Utilizador (UX). Uma análise qualitativa (Velho, 2019) constatou que o transporte público é frequentemente concebido sem verificar a eficácia da tecnologia e do equipamento integrados para os utilizadores de cadeiras de rodas. O estudo concluiu que os equipamentos utilizados nos ônibus de Londres, como as rampas, não são confiáveis, tais como não serem implantados e servirem como rota para a ansiedade em suas viagens.
Se o transporte público é projetado sem empatia com a experiência de um usuário com deficiência física, que problema ele está realmente procurando resolver? Soluções ambíguas podem levar a um UX complicado a bordo.
Esta provocação de design aborda a facilidade de uso no transporte público (ônibus), conforto e independência para usuários de cadeira de rodas. O objetivo é otimizar a entrada ou saída de um ônibus, e a viagem a bordo para tornar esse processo perfeito. Isto é proposto através da integração de uma rampa mais ajustável e controle da plataforma dada ao usuário.
(O ângulo de rampa mostrado nos esboços é apenas para fins ilustrativos)
Perspectiva pessoal
Pela minha própria experiência, tenho testemunhado lutas de usuários de cadeira de rodas durante o uso regular de ônibus. Por isso, tendo em mente essas experiências e perspectivas ao considerar uma solução.
Referência
Velho, R., (2019). Acessibilidade de transporte para usuários de cadeira de rodas: A qualitative analysis of inclusion and health, International Journal of Transportation Science and Technology, Volume 8, Número 2, Páginas 103-115.https://doi.org/10.1016/j.ijtst.2018.04.005. Acesso em 9/07/2021
Universidade de Coventry, (2021) Curso de Design de Automóveis e Transportes, Módulo 4003AAD Design, Função e Utilizadores. Liderado pelo Dr. Peter Atkinson.
Comments
A lot more work needs to be started in order to fully understand the User Experience, not just of the functionality of transport systems but more empathetically, of the impact of anxiety that weak 'support' systems can cause. As will all of these subjects, the answer is not one thing in isolation but rather the composite of a number of eqully well thought through solutions, to smaller discrete issues. The result then has a far better chance of providing a better overall system.
3 years ago