Initiatives
Campanha da RATP para acabar com o assédio sexual
LUC BERMAN
Visão geral
- Localização: Paris, França
- Ano: 2019
- Iniciador: RATP
Antecedentes do debate
A RATP, operadora do metrô de Paris, assim como outros operadores de transporte público da região, fez da luta contra o assédio sexual no transporte público uma prioridade.
Medida
Eles lançaram uma campanha publicitária para conscientizar os usuários sobre as muitas maneiras pelas quais podem alertar as autoridades e receber ajuda em caso de um incidente de assédio ou agressão sexual nos transportes públicos. A fim de encorajar a comunicação de todos os incidentes, eles criaram um número que as vítimas podem enviar por SMS (3117), uma aplicação e linhas de ajuda nas estações. A equipe da RATP também recebeu treinamento sobre como lidar com vítimas de agressão sexual, e as vítimas são encorajadas a buscar ajuda de funcionários. Uma vez relatado um incidente, a RATP instala mais de 50.000 câmeras de segurança para garantir que os incidentes continuem.
Resultados
Vários grandes obstáculos terão que ser superados para que a campanha da RATP seja eficaz. A sobrecarga dos transportes públicos torna muitas vezes difícil identificar e denunciar os autores do assédio ou da agressão sexual. Além disso, a prevalência do assédio nos transportes públicos representa um grande obstáculo, uma vez que as medidas tomadas terão de ser possibilitadas por uma mudança mais geral das normas sociais no espaço público.