Promoção das carreiras das mulheres nos sectores técnicos dos transportes públicos

CLEA PRIETO
Topic EqualityServicesPublic TransportEducation & TrainingEmploymentAwareness Raising Campaign

Overvisão geral

  • >forte>Posição: Itália
  • >forte>Ano: Desde 2017
  • > forte>Iniziatore: O Grupo Ferroviário Estadual Italiano em colaboração com a associação Valore D.
  • .

Fundo

O sector dos transportes públicos continua a apresentar um forte desequilíbrio de género, com uma taxa de emprego feminino de 22%. Para alterar esta situação, são necessários numerosos esforços para atrair as mulheres para oportunidades de emprego no sector dos transportes, particularmente nas profissões técnicas. Como em vários países da União Europeia, existem várias iniciativas em Itália para alcançar este objectivo, a maioria das quais são lançadas por empresas de transporte.

Goal

Emprego equilibrado de género no sector dos transportes públicos, simplificando o acesso das mulheres a empregos (técnicos) nos transportes públicos.

Medida

O Grupo Ferrovie dello Stato Italiane em colaboração com “Valore D” – associação de empresas que promovem a diversidadeà, talento e liderança das mulheres – è envolvidas no projecto “WIM – Women in Motion&rdquo. L'objetivo è para educar e motivar as alunas a sair do “estereótipos”e para empreender caminhos de estudo alternativos aos que hoje são maisù“óbvio”para elas. O projeto prevê a presença da empresa em escolas e universidades, para apoiar uma série de estudos técnicos, para informar os alunos sobre as perspectivas de emprego e para fornecer as ferramentas, tais como motivação, habilidades e oportunidades, para melhor realizar o seu potencial e talento. Este caminho será possível graças aos mentores: cerca de 100 mulheres que trabalham nas áreas técnicas da empresa irão ao encontro dos estudantes para os aconselhar sobre o seu percurso de estudo e trabalho futuro. Um dos objectivos è seleccionar um grupo de 10 mulheres para serem integradas nos cursos de formação para técnicos das oficinas da empresa. Além disso, com o novo plano de negócios, a idéia è trazer 8.000 mulheres para as ferrovias dentro dos próximos dez anos.

>forte>Fontes:

[1] Women in Transport – EU Platform for change https://ec.europa.eu/transport/themes/social/women-transport-eu-platform-change_en

.

[2] Vídeo explicando o projeto Mulheres em Movimento (WIM).
https://www.fsitaliane.it/content/fsitaliane/it/sostenibilita/valorizzare-il-talento/women-in-motion.html

.

[3] Site oficial da Women in Motion (WIM)
projecto https://wim.win/

.

[4] Uma notícia que explica como as ferrovias italianas estão planejando ter 8.000 mulheres trabalhando como maquinistas de trem nos próximos dez anos.
https://www.repubblica.it/cronaca/2016/12/24/news/fs_cerca_macchiniste-154777712/

.

Available translations

Give us your opinion

Evaluating the contribution

Comments
Add a comment
The TInnGO project has received funding from the European Union’s Horizon 2020 research and innovation programme under grant agreement no 824349.
Copyright © 2019 TInnGO. Designed and Developed by LGI