PoliWo - PoliTo para mulheres

CLEA PRIETO
Topic EqualityAccessibilityServicesPublic TransportPrivate TransportShared MobilityEducation & TrainingAwareness Raising Campaign

Overvisão geral

  • >forte>Posição: Torino
  • >forte>Ano: Desde 2018
  • >forte>Iniciador: Politecnico di Torino

Fundo

As Universidades de Engenharia caracterizam-se por uma baixa presença feminina, tanto como estudantes como professores, principalmente devido à imagem comum do engenheiro como uma figura predominantemente masculina.

Goal

O Politécnico de Turim (POLITO), a universidade técnica mais antiga da Itália, desenvolveu um projeto para aumentar a porcentagem média de estudantes do sexo feminino matriculadas no primeiro ano de engenharia e alcançar a paridade total entre os sexos em alguns cursos de graduação.

Medida

O projecto prevê a adopção de acções positivas destinadas a remover os obstáculos que impedem a realização da igualdade de oportunidades; [1]. Estão previstas as seguintes actividades;:

.
  • um concurso de ideias - dirigido à população estudantil – “> Criação de uma campanha de comunicação para a iniciativa PoliWo”;
  • um concurso de ideias - dirigido à população estudantil – “
  • uma campanha de comunicação para a iniciativa PoliWo
  • acções destinadas a promover operacionalmente a oferta de formação em Engenharia entre os alunos do ensino secundário: estas acções serão objecto de uma proposta de uma comissão especialmente designada para o efeito.
  • colaborações em tempo parcial para a realização de actividadesà tutoria para os sensibilizar para as características do percurso estudantil e para a profissão de engenheiro.

Outcome

algum primeiro feedback parece dizer que a tendência está a começar a mudar graças às campanhas de informação e tutoria. O pico histórico de inscrições femininas em Engenharia è foi atingido no ano lectivo de 2019/20, com 1.307 novos membros, o equivalente a 26% do total e com um crescimento de mais de 5% em relação ao ano passado. [2]

>forte>Fontes:

[1] Notícias no site do Observatório TInnGO

http://transportgenderobservatory.eu/2020/04/28/bringing-women-closer-to-stem-studies-poliwo/

[2] Artigo no site do Politécnico de Torino sobre os primeiros resultados da iniciativa.

https://poliflash.polito.it/in_ateneo/she_hacks_polito_2020_che_cosa_pensano_le_studentesse_del_politecnico

Available translations

Give us your opinion

Evaluating the contribution

Comments
Add a comment
The TInnGO project has received funding from the European Union’s Horizon 2020 research and innovation programme under grant agreement no 824349.
Copyright © 2019 TInnGO. Designed and Developed by LGI