Initiatives
Curta-metragem: As Meninas Não Perdem o Trem
MIREIA CALVO
Visão geral
- Localização: Espanha
- Ano: 2021
- Iniciador: Ferrocarrils de la Generalitat Valenciana (FGV)
Objetivo
O principal objetivo do curta-metragem é dar visibilidade às mulheres líderes no campo dos transportes, especificamente em diferentes posições no transporte ferroviário, para divulgar seu trabalho e atrair talentos femininos.
Medida
Ferrocarrils de la Generalitat Valenciana (FGV) produziu o curta documental "Las chicas no pierden el tren", dirigido por Paqui Méndez e protagonizado por uma ampla representação de trabalhadoras da empresa pública.
Esta produção trata da experiência de diferentes protagonistas sobre a incorporação das mulheres em um setor tão masculinizado como o ferroviário, sendo a FGV o ambiente de trabalho das mulheres envolvidas.
É um documentário que visa dar visibilidade às mulheres ferroviárias, mas também despertar o interesse das raparigas em aceder a estas empresas, onde estão sub-representadas.
As protagonistas são mulheres de referência, conscientes e seguras de que a igualdade melhora a convivência nas empresas e na sociedade em geral. Elas tiveram que superar os obstáculos de um setor masculinizado que resistiu à presença e ao acesso das mulheres.
Fontes:
As raparigas não perdem o comboio.
https://www.youtube.com/watch?v=ThMe4U2OIXQ
[2] FERROCARRILS DE LA GENERALITAT VALENCIANA APRESENTA O CURTA "LAS CHICAS NO PIERDEN EL TREN" (AS MENINAS NÃO PERDEM O TREM) POR OCASIÃO DO 8 DE MARÇO.
https://www.fgv.es/ferrocarrils-de-la-generalitat-valenciana-presenta-el-cortometraje-las-chicas-no-pierden-el-tren-con-motivo-del-8-de-marzo/