Initiatives
Redução das tarifas de transporte público a nível regional
CLEA PRIETO
Overvisão geral
- >forte>Posição: Marche, Itália
- >forte>Ano: Desde 2018
- >forte>Iniciador: Região Marche na Itália
Fundo
A legislação nacional italiana apenas indica a necessidade de propor condições vantajosas para certas categorias de viajantes, mas cabe às regiões, províncias ou municípios determinar tais condições. No conjunto, estes descontos destinam-se principalmente às pessoas com deficiência; e aos idosos, por vezes estudantes e famílias de baixa renda. Estes descontos são normalmente aplicados graças ao interesse das Regiões, que são as que garantem um financiamento adequado após decidir quais as categorias que beneficiarão dos descontos. No entanto, as mesmas acções podem ser propostas pelas próprias províncias, municípios ou operadores de transportes.
Goal
Redução das tarifas dos transportes públicos regionais para certas categorias de utentes.
Medida
A região das Marche decide sobre os usuários’ categorias que se beneficiariam de reduções nas tarifas dos transportes públicos. Estas reduções destinam-se principalmente a pessoas com baixos rendimentos que vivem na região e a pessoas com deficiência, pessoas com mais de 65 anos de idade ou desempregados. Os estudantes também podem beneficiar de reduções no seu bilhete anual de temporada. Finalmente, as mulheres grávidas de baixa renda também podem solicitar benefícios específicos. As várias empresas de transporte público que operam na região aplicam estes descontos em bilhetes de época e bilhetes de acordo com as suas próprias regras. Nesta região é Ancona, onde è disponível um passe mensal reduzido especial chamado ‘ passe rosa’ para mulheres que viajam em horários fora de pico è disponível um passe mensal reduzido especial chamado ‘ passe rosa’ para mulheres que viajam em horários fora de pico. L'experiência do'vantagem proposta pela Região Marche para mulheres grávidas de baixa renda ou mulheres viajando com bebês puòs; a ser demonstrada também em outras regiões.
>forte>Fontes:
[1] Resolução do Regional Diretor da Região Marche.
http://www.norme.marche.it/Delibere/2018/DGR1050_18.pdf
[3] Azienda Trasporti e Mobilita di Ancona e Provincia (ATMA)’s Deliberação sobre reduções tarifárias para algumas categorias de usuários.
http://www.atmaancona.it/tariffe/tariffe-agevolate/agevolazioni-tariffarie