Ideas Lab
Conceito UTILITARIAN - Concebido para o projecto TINNGO por Sanjeevi Suganthi Pugazhenthi
SANJEEVI SUGANTHI PUGAZHENTHI
BREVE DESIGN:
Conceber um veículo multiusos inovador, robusto e de baixo custo para satisfazer as necessidades das mulheres rurais na Europa. Deve
- ajudá-los com o seu pequeno negócio (por exemplo) de venda de artesanato/ produtos
- permitir-lhes levar as crianças/outros dependentes à escola, etc.
- Permitir que se liguem à comunidade (evitar o isolamento).
Em resposta ao resumo, o conceito é desenvolvido como um veículo que se posiciona entre uma moto e um carro, um "quadriciclo". Este veículo utilitário tem uma cama de carga e acomoda dois passageiros e um motorista. O design do veículo é minimalista e focado na 'experiência' dos usuários. É um veículo utilitário que custaria menos do que um carro. Este veículo compacto permite que as mulheres rurais sejam independentes, se conectem com os mercados e a comunidade e as ajude a se deslocarem com segurança com seus filhos/dependentes.
O veículo é conceptualizado com proporções refinadas para que pareça robusto apesar da sua pequena pegada (dimensões). A pequena pegada ajuda os utilizadores a estacionar o veículo em espaços pequenos e a conduzir por estradas estreitas. A silhueta lateral do veículo é distinta com uma linha de tejadilho suspensa [mostrada na Figura 1]. Uma linha de contorno é traçada ao longo do veículo aumentando o comprimento e a largura [Figura 2 & 3]. A linha de características envolve os puxadores das portas do clube com entalhes inspirados na linha do tejadilho. As portas do clube são fornecidas para melhor entrada e saída para os usuários [ilustrado na Figura 4]. Ao contrário das pick-up trucks, a cama de carga tem um teto sobre ela para proteger a carga (os usuários podem transportar produtos agrícolas, frutas e vegetais, flores, produtos lácteos, artesanato, etc.). Uma 'superfície utilitária' é fornecida no capô / capô para os usuários guardarem seus itens (café, saco, garrafa de água, telefone celular, etc.) enquanto estiverem ao lado do veículo [ilustrado na Figura 5]. Os usuários poderiam usar esta superfície utilitária sem entrar no veículo para guardar algo por um momento. O conceito, ' Utilitário' é proposto com o uso de materiais sustentáveis. Este veículo poderia ser feito com uma estrutura de alumínio e painéis de carroceria composta de cânhamo. Os painéis interiores poderiam ser feitos de bambu & compósito de juta e os bancos poderiam ser feitos de Pinatex (tecido natural de fibra de folha de ananás).
EMBALAGEM
Após várias discussões dentro da equipe do UK Hub, foi decidido que o conceito proposto teria tanto o motor de combustão interna quanto as opções de propulsão elétrica para que o usuário pudesse escolher. Os motores a gasolina estão sendo usados há décadas e as pessoas nas áreas rurais podem estar familiarizadas com eles para fazer qualquer trabalho de reparo. Os postos de gasolina estariam disponíveis ao seu redor, eliminando assim a ansiedade de reabastecimento. Seria rentável se um motor existente (como um motor de 400 cc na scooter Suzuki Burgman) fosse utilizado no veículo com um sistema de redução de engrenagens para aumentar o torque. Por outro lado, motores elétricos de baixa potência também são rentáveis. A transição para a mobilidade elétrica para a sustentabilidade pode motivar os usuários a escolher a propulsão elétrica. As estações de carregamento / estações de troca de baterias têm de estar disponíveis nas proximidades, pois o alcance do veículo seria de cerca de 50 milhas. A velocidade máxima seria limitada a 45 mph para segurança. [O desenho da embalagem é mostrado na Figura 6].
CARGA BED
A cama de carga mede aproximadamente 950*1300*900 mm e tem uma capacidade de carga útil de aproximadamente 1100 libras/ 500 kg (três caixas de tamanho médio e uma batedeira de leite poderiam caber na cama de carga). São fornecidos pontos de ancoragem em ambos os lados para o usuário dividir a cama ou reter a carga [mostrado na Figura 7]. A porta traseira se abre como uma gaveta, o que a torna única. Quando o usuário puxa a porta traseira, ela desliza para fora junto com uma "cama adicional" (segunda camada abaixo da cama de carga principal) enquanto dois apoios das pernas caem para baixo e estabilizam a porta traseira. Isto forma uma tabela para o usuário puxar alguma carga e exibir no mercado [ilustrado na Figura 8].
INTERIOR
Os dois bancos de passageiro estão localizados em ambos os lados do banco do condutor com uma compensação (para melhor entrada/saída e espaço para as pernas). As janelas deslizantes são fornecidas para reduzir a complexidade (inspirado no Mini 1959) [mostrado na Figura 9]. Existe uma característica interessante no tejadilho, os 'painéis pop up' para aumentar a ventilação. Os usuários poderiam fazer aparecer os painéis do telhado soltando alguns fechos no telhado e arrumando-os no armazenamento do túnel [mostrado na Figura 9]. O veículo está equipado com sistema de aquecimento básico para tornar os usuários confortáveis durante o inverno. O painel de instrumentos é simples com mostradores necessários, um porta-luvas à esquerda e um cofre à direita [mostrado na Figura 10]. Os utilizadores podem guardar dinheiro / artigos valiosos neste cofre (fechadura e chave).
Comments
You could compare this concept with some strong benchmarks, such as the legendary apecar.
CATHLEEN SCHöNE
3 years ago
3 years ago
If the driver sits in the middle of the car, parking could be difficult because the exterior mirrors might not offer the right angle and the window behind the seats is too small and the view may also be blocked by the stowed luggage (or similar).
A question to figure 8: Can the back door also be folded down after the tailgate has been pulled out, or would it be at a 90 degree angle to the top, as it currently appears in the picture?
3 years ago